SUSTENTABILIDADE

Especialista em design criativo com alma, a Luciano Pinheiro considera como elementos importantes de seu ecossistema: as pessoas, o meio ambiente, os valores culturais, sociais e ambientais, em prol do desenvolvimento Sustentável a todos envolvidos. Projetos ambientais, econômicos e sociais fazem parte da marca como meio de colaborar com o ambiente local, agregando valores intangíveis.

MATERIAIS DE MENOR IMPACTO


A pesquisa de novos materiais sustentáveis por Luciano Pinheiro, mestre em Têxtil e moda pela USP
e doutorando no programa de Ecologia Aplicada da USP Esalq, une pesquisa tecnológica e
desenvolvimento com  grupos de artesões e ribeirinhos. Luciano valoriza os materiais provenientes da natureza.

 

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS INSUMOS

Luciano busca ressignificar materiais provenientes da natureza, considerados resíduos ou poluentes como novos materiais sustentáveis para o mercado da moda. Um exemplo disso são as escamas de peixe – um material considerado resíduo da indústria pesqueira, são beneficiados por um grupo de mulheres do projeto Flores do Mar de Marataízes / ES. Luciano desenvolveu para a marca Fabiana Milazzo uma forma de tingir essas escamas com corantes alimentícios, e adaptá-las para o processo do bordado, tudo de forma artesanal, escamas por escamas. Fabiana Milazzo inspirada no trabalho do artista Vick Muniz, buscou elementos inusitados como o paetê de escamas desenvolvidos pelo Luciano. Fabiana Milazzo apresentou o paetês de escamas numa das edições do São Paulo Fashion Week.

Artesãs do Projeto Flores do Mar; Escamas beneficiadas e reaproveitas; Processo de tingimento com corantes de alimentos e Transformação em paetê pelo Luciano. Peça bordada e apresentada no SPFW por Fabiana Milazzo

Na busca de materiais de menor impacto, Luciano Pinheiro começou a desenvolver novos materiais têxteis, novas técnicas, e buscar parcerias com pequenos produtores nacionais. Através do Inspiramais, a maior plataforma nacional de insumos têxteis da América latina, que valoriza marcas criativas e artistas nacionais que desenvolve projetos com insumos de menor impacto, Luciano desenvolve projetos específicos com grandes marcas para a linha de moda, acessórios e decoração. Confira a seguir alguns materiais têxteis não convencionais que fazem par te do DNA e universo da Luciano Pinheiro.

COMO FAZEMOS

MATÉRIA-PRIMA

Nossa matéria-prima é 100% brasileira. Desenvolvemos o trabalho artesanal, com materiais naturais. Temos o insumo como fonte de inspiração, com valor inestimável!

Tratamos todos os processos de forma consciente e responsável.

KIND LEATHER

Desenvolvemos nossos produtos com o couro Kind Leather, de origem rastreável. Entre os mais sustentáveis do planeta, possui as premissas de sustentabilidade em todo o processo.

 

O couro que utilizamos é o LWG/Leather Working Group, principal certificação ambiental para couros.

FABRICAÇÃO

Fabricamos em oficinas com certificação ABVTEX, o selo de maior esforço setorial da moda no Brasil. Ele traz a garantia de responsabilidade social, promoção do trabalho digno e o desenvolvimento sustentável.

NOSSOS SELOS

Em nosso processo produtivo, estamos em constante preocupação com as questões sociais e ambientais, sem deixar de pensar em pesquisa, inovação e tecnologia. Acreditamos que todas as etapas da produção têm sua importância na elaboração do produto final e a mensagem que a marca pretende transmitir. Procuramos novos meios que valorizem este elo. Deste modo, desenvolvemos alguns selos que identifica algumas práticas adotadas por nós…

COMO CUIDAR DOS SEUS SAPATOS

  • Para melhor conservação das tramas do seu calçado, evite o contato de um pé com o outro. Guarde-os separadamente em sacos de algodão que enviamos.
  • O contato direto com produtos que contenham solventes, óleo, elementos abrasivos e até mesmo a água deve ser evitado, pois eles podem causar manchas ou danos às fibras ou partes do sapato.
  • Não lavar os sapatos. Em caso acidental, deixar secar naturalmente à sombra. Nunca usar secador, estufas ou outro tipo de secagem a não ser a natural.
  • Não deixar exposto ao sol.
  • Deve-se evitar o contato dos têxteis artesanais do sapato com outros artigos coloridos ou gordurosos, e evitar sua fricção, pois podem danificar as fibras ou manchar.
  • Cuidado com materiais pontiagudos, materiais ásperos, pois podem danificar as tramas do tear.
  • Em caso de dúvida, fale conosco! Estamos aqui para orientar o melhor uso de sua mais nova obra de arte!

COMO CUIDAR DE SUA BOLSA

  • Para melhor conservação das tramas da sua bolsa. Use a nossa embalagem de algodão para guardá-la de forma segura.
  • O ideal é guardar as peças sempre penduradas e com enchimento. Deste modo, suas peças mantém o formato original e fricção sempre impecável.
  • O contato direto com produtos que contenham solventes, óleo, álcool, elementos abrasivos e até mesmo a água deve ser evitado, pois eles podem causar manchas ou danos às fibras ou partes da bolsa.
  • Não coloque fitas adesiva na superfície do produto, pois poderá ocasionar a retirada da camada superficial do couro deixando marcas indesejadas;
  • Não lavar a bolsa. Em caso acidental, deixar secar naturalmente à sombra. Nunca usar secador, estufas ou outro tipo de secagem a não ser a natural.
  • Não deixar exposto ao sol.
  • Deve-se evitar o contato dos têxteis artesanais da bolsa com outros artigos coloridos ou gordurosos, e evitar sua fricção, pois podem danificar as fibras ou manchar.
  • Cuidado com materiais pontiagudos, materiais ásperos, pois podem danificar as tramas do tear.
  • Em caso de dúvida, fale conosco! Estamos aqui para orientar o melhor uso de sua mais nova obra de arte!